segunda-feira, 29 de julho de 2013

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO - 2013

Aconteceu dia 27/07 (sábado) na Escola Abel, a escolha dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. O encontro contou com a participação dos Professores das Escolas: Abel, Princesa Isabel e Adalgiza. Segundo Jailton Coringa, Supervisor, a escolha foi desencadeada de forma bastante produtiva.
Os livros serão utilizados no período de 03 anos, a partir de 2014.



terça-feira, 23 de julho de 2013

PROFESSORA DE CULTURA DO RN, JOSEFA MARIA,
PROPÕE ATIVIDADE TENDO COMO FOCO A LEITURA




TRABALHANDO A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Professora do Ensino da Arte propõe atividade lúdica associada a Música Popular Brasileira buscando resgatar a música das décadas de 60, 70, 80 e 90, objetivando estimular pesquisa sobre a história da música produzida em diferentes épocas e diferentes estilos musicais, conhecendo alguns compositores e intérpretes dos seguintes gêneros: Samba Canção, Bossa Nova, MPB, Jovem Guarda, Música Sertaneja, Rock e Pop.


Professoras do 1º ano Magna Sérgia e Ivone Reis, realizaram estratégias lúdicas dando ênfase ao ato de alfabetizar realizando com as crianças o 1º Bazar do Abel.
ESCOLA ABEL EFETIVA COLETA SELETIVA


Com o propósito de conscientizar a comunidade escolar da importância de realizar a coleta seletiva no âmbito escolar, os Professores incluem em seus planos de aulas cotidianos, atividades associadas ao ato seletivo do lixo.

ACONTECEU NO DIA 12 DO MÊS EM CURSO, MAIS UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE RÁDIO SOB A COORDENAÇÃO DAS PROFESSORAS DHERBY E LUCINEIDE E ALUNOS DAS TURMAS DE 6º ANO (TURNO MATUTINO), JAPHIA E ANA CLÁUDIA (VESPERTINO) E ALUNOS DAS TURMAS DE 8º E 9º ANO.
CONCURSO DE REDAÇÃO DE MATEMÁTICA

Ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano. É papel da escola despertar nas crianças e nos adolescentes o gosto pela leitura, e com esse objetivo a Professora de matemática Dherby Christina, desenvolveu durante esse semestre, um concurso de redação dando oportunidade aos alunos de relatar seus conhecimentos matemáticos por meio da linguagem.
Os alunos contemplados/homenageados foram:
1º lugar: Alan Victor de Oliveira - 6º ano "A"
2º lugar: Francilene da Silva - 6º ano "B"
3º lugar: José Augusto Pelonha Gregório Filho - 6º ano "A"

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jailton Coringa (Supervisor Pedagógico)

1º FÓRUM DE MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Informamos aos Professores, alunos e pais de alunos, que o 1º Fórum de monitoramento da aprendizagem que estava agendado para o dia 11/07, foi reagendado para o dia 17/07/2013 (quarta-feira) ás 19h:00m, nas dependências do auditório Graça Melo.
Segundo o Supervisor Pedagógico, Jailton Coringa, o Fórum tem como objetivo ascender o processo de aprendizagem, possibilitando aos educandos, concluir um determinado ano de ensino adquirindo as competências/habilidades inerentes aos anos de ensino.

PROCESSO METODOLÓGICO DO MONITORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

O monitoramento ocorrerá por meio da elaboração/demonstração de gráficos estatísticos, com o apoio da professora de matemática Japhia Rayane, sobre o rendimento escolar em todos os componentes curriculares. Em consonância com os gráficos em discussão envolvendo alunos, professores, pais de alunos e coordenação escolar, serão detectados os motivos/causas que levaram os alunos aos resultados identificados, em seguida os professores deverão articular as medidas/intervenções didáticas com a finalidade de melhorar o processo de aprendizagem.



quarta-feira, 10 de julho de 2013




Nós que fazemos a Escola Abel, temos a alegria de felicitar neste dia 10.07, nossa ilustre Coordenadora Pedagógica, a Professora Dulcilene Martins de Souza Victor, pela transição de mais uma primavera.
Desejamos que este dia tão especial, entre outros de sua vida, sejam recheados de realizações.

Nossos sinceros abraços!

terça-feira, 9 de julho de 2013

 VI ABEL LÊ - 2013



Está prevista para acontecer no período compreendido entre 12,13/09/2013, a execução do VI - Projeto de leitura intitulado Abel lê. Brevemente será divulgada a temática abordada e toda a sua programação.

PROFESSORA DE CIÊNCIAS NATURAIS, OBJETIVANDO ATRAIR CADA VEZ MAIS A ATENÇÃO DOS SEUS ALUNOS POR MEIO DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS, REALIZARÁ PIQUENIQUE
A valorização da alimentação variada e adequada para a manutenção da saúde, é um tema que pode ser abordado em vários níveis de profundidade e para se ter uma aprendizagem significativa, não é conveniente uma atividade meramente descritiva dos nutrientes. Podemos então explorar esse conhecimento fazendo com que os alunos obtenham informações nutricionais e participem de forma coletiva de uma dieta alimentar.  Sendo assim, a Professora de Ciências Naturais, Dherby Christina, convida seus alunos para um piquenique, neste dia 12/07/2013, ás 07h:30m, na área arborizada da escola, onde o foco da aprendizagem será os cuidados com a alimentação.